Lady Gaga X Baltasar Garzón

O juiz que condenou Pinochet foi condenado pela Corte Suprema da Espanha. Pelo que percebi, o astuto juiz Baltasar Garzón vai ficar 11 anos de molho por utilizar métodos incomuns para pegar os crápulas que sempre utilizam métodos incomuns para a corrupção e outras barbaridades. Sabemos todos não se tratar de uma história de good guys x bad guys, mas o sentimento do que é justo antecede o escrito sobre o justo.
Garzón mandou prender o ditador chileno Augusto Pinochet, se meteu contra o terrorismo da Al Qaeda, com 18 indivíduos condenados e suspendeu por 3 anos o partido de esquerda Batasuma, por financiar o grupo separatista basco ETA. São ações de grande repercussão. Segundo a imprensa Garzón ganhou inimigos entre colegas conservadores.
Vamos lá. O que torna o cara célebre, memorável, lembrado por seus feitos é exatamente por agir no ponto fora da curva. A Lady Gaga é ponto fora da curva, o Steve Jobs e o Barão do Rio Branco foram pontos fora da curva. O expediente jurídico dá estilingues aos juízes e vê a marginália com AR-15. Os juízes, genericamente, não se arranjam para avançar na melhoria dos procedimentos, ou seja, não se municiam para combater as AR-15.
Vejo dois quadros explicativos: 1 nossa moral judaico-cristã nos impede de prosperar. Seremos sempre Davis x Golias. Escrevemos Leis sob esta orientação. 2 nosso código é escrito por bandidos que sabem o limite de agir acima do que eles mesmo escrevem.
O senso de justiça vem do equilíbrio, vem da matemática, vem da nossa fantasia abstrata de uma pretensa igualdade, que se confronta com os pontos fora da curva. Vamos ouvir a Lady Gaga que “Born this way”.

Anúncios

Sobre luizcavalinijr

Jornalista por formação e publicitário por profissão e paixão.
Esse post foi publicado em Pequenos Textos e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s